Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Miconia eichleri Cogn. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-04-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie amplamente distribuída, inclusive em unidades de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Miconia valtheri Naudin;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Miconia eichleri ;
  • > Miconia pseudoeichleri ;
  • > Miconia valtheri var. saldanhae ;
  • > Miconia valtherii ;
  • > Miconia eichlerii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Essa espécie pode ser um sinônimo de Miconia valtheri Naudin, conforme observação de Godenberg (2009 apud Baumgratz, com. pess.) e, nesse caso, amplia-se a distribuição da espécie para outros estados (Baumgratz, com. pess.).

Distribuição

Espécie endêmica do Rio de Janeiro (Goldenberg, 2010). Entretanto o banco de dados do CNCFlora registra a ocorrência da espécie para Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Ecologia

Encontrada em Mata Atlântica (Goldenberg, 2010), ocorrendo em Floresta Estacional Semidecídua (Werneck et al., 2010) e em Floresta Ombrófila Densa (Ghoddosi, 2005).

Ameaças

1.3.3.2 Selective logging
Detalhes ​O Parque Botânico do Morro Baú (SC) foi alvo de extrativismo seletivo das espécies madeireiras e de Euterpe edulis Martius (palmiteiro), até o final da década de cinqüenta. Mas em 2002 há registro de extrativismo ilegal de E. edulis na área (Iza 2002).

1.1 Agriculture
Detalhes O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis (SC) sofreu exploração seletiva de madeiras e em alguns trechos houve corte raso da floresta, inclusive com uso do solo para cultivo. Atualmente a floresta encontra-se em regeneração (Ghoddosi, 2005).

1.3.3.2 Selective logging
Detalhes Na Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Spósito; Stehmann, 2006) essa espécie ocorre m áreas em que cavalos invadem a mata e com regeneração de corte raso ocorrido há 50 anos. Nessa região os impactos a que estas áreas estão atualmente submetidas advêm principalmente das atividades de mineração e crescimento urbano. Das 23 minas de minério de ferro localizadas na APA Sul, dez estão situadas na bacia do rio das Velhas. Há também uma grande expansão de condomínios e loteamentos, representados por vetores populacionais de baixa densidade e nível de renda médio e alto. Na época seca, podem ocorrer incêndios que eventualmente atingem as áreas. Em 1999, na APA Taboões, houve um incêndio que afetou o sub-bosque e árvores de pequeno diâmetro. Muitas das áreas de floresta apresentam grande quantidade de gramíneas no solo, o que pode ser conseqüência de um dossel mais aberto, com maior penetração de luz. As aberturas do dossel podem ter se originado de corte seletivo no passado, ou de quedas de árvores em locais inclinados, que acabam abrindo clareiras na mata (Spósito; Stehmann, 2006).

Ações de conservação

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: Essa espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação: Parque Natural Municipal São Francisco de Assis (Blumenau, SC; Ghoddosi, 2005), Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Spósito; Stehmann, 2006), Reserva Particular Parque Botânico do Morro Baú (SC; Iza, 2002), entre outras (CNCFlora, 2011).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Rara. Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR,1995).

Referências

- SHEILA MAFRA GHODDOSI. Dinâmica do componente arbóreo (1999-2004) de um trecho de floresta omrbófila densa em Blumenau, SC. Dissertação de Mestrado. Blumenau, SC.: Universidade Regional de Blumenau, 2005.

- OSCAR BENIGNO IZA. Parâmetros de autoecologia de uma comunidade arbórea de Floresta Ombrófila Densa, no Parque Botânico do Morro Baú, Ilhota, SC. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

- SPÓSITO, T. C.; STEHMANN, J. R. Heterogeneidade florística e estrutural de remanescentes florestais da Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA Sul-RMBH), Minas Gerais, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, p. 347-362, 2006.

- WERNECK, M. S.; REZENDE, S. G.; BRUNA, A. E.; FRANCESCHINELLI, E. V. Composição Florística do Componente Arbóreo e Afinidade Fitogeográfica de uma Floresta Semidecídua em Nova Lima , MG. Revista Brasileira de Botânica, v. 33, p. 547-561, 2010.

- GOLDENBERG, R. Miconia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009666>. Acesso em: 3/5/2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Miconia eichleri in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Miconia eichleri>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/04/2012 - 20:46:30